sábado, 7 de novembro de 2009

ESCOLA E TECNOLOGIA


Estamos vivenciando avanços na educação, pois nos deparamos a todo momento com recursos tecnológicos (televisão, vídeo, rádio, telefone, computador e internet, entre outros...)e cabe a escola exercer a conscientização crítica que possamos nos beneficiar dessas tecnologias, bem como orientar no sentido da utilização correta desses meios.
De todas as áreas a educação é a mais resistente a mudanças, é preciso porém que a escola seja uma mediadora de incentivos na formação dos professores, para reconhecer a informática como enriquecedora do ambiente educacional.
Para que os computadores cheguem à sala de aula os professores precisam se familiarizar, usá-lo nas mais variadas atividades. Quando os professores tiverem a intimidade com o computador que hoje tem com os livros, vão encontrar diversas maneiras de inserir em suas aulas, possibilitando uma aprendizagem rica de conhecimentos, procurando na tecnologia novas formas de saber e de pensar.
O educador tem que ser preparado para orientar o aluno e fornecer informações e não dar conteúdos.
Com a integração da informática educativa nas escolas, deve-se utilizar a interdisciplinaridade, não separando mais as disciplinas, dispondo de um currículo flexível que relacione os conteúdos de acordo com a realidade dos alunos.
Mesmo com o avanço da tecnologia o professor deve preservar seu material didático, colocando-o mutuamente como agente transformador da ação pedagógica.

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